domingo, 25 de setembro de 2011

Domingo: frango assado e reminiscências

Em música dos lendários Mamonas Assassinas, entremeios suas sátiras e metáforas, no sábado de sol é dia de comer feijão. Parece que o domingo, para além da Praia de Iracema e Meireles, é dia de comer frango assado com baião de dois ou, ao linguajar da terra, o famoso galeto. Essa constatação parte das viagens entre Parangaba e Montese e seus estabelecimentos lotados - e tradicionais. No entanto, o que mais chamou a atenção nesse domingo não foi a qualidade da comida ou a quantidade de pessoas que a esperavam em seu preparo; reminiscências de duas jovens senhoras, sim.

Duas jovens senhoras, à espera da terceira, combinaram um almoço em conjunto, a reavivar longas datas e lembranças de um passado quando juntas. Atividades profissionais e residências em Estados diferentes (uma delas viera de férias ao Ceará) tornam essa experiência uma satisfatória reunião. Antes dela, em seu preparo, à espera do frondoso galeto, a jovialidade permanente aflora em uma disputa nada ofensiva; ao contrário, era bem divertida!

Em conversa com colega de pósgraduação sobre questões acadêmicas, um pequeno burburinho ouvia ao meu lado, mas nem ligava muito. Percebi-o melhor a partir de quando ele foi embora e noto melhor o alvoroço, que inclusive arrancava risadas tímidas de crianças presentes na longa fila do galeto de seu Luís: um empurra-empurra pra ver quem pagava, entre as duas, o nosso galeto. Uma disputa entre a cordialidade telúrica de quem recebe uma visita e a disposição em agradar tamanha recepção.

Em meio a isso tudo, o sabor do galeto ficou bem melhor e deixou este domingo bem mais altivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário