terça-feira, 22 de maio de 2012

Duas barbeiragens


Observem estas duas composições, curiosos e curiosas.

A primeira é correspondente ao Centro de Fortaleza e a primeira barbeiragem: como local de ruas estreitas devido sua natureza urbanística histórica, trafegar pelo Centro da cidade em veículo individual se torna mais estressante e cansativo, além de demorado. No entanto, não justifica a ação que o carro de vermelho ocasionou - querer se antecipar na curva e bloquear a rua para todos os outros carros em seu favor. Além disso, os carros brancos, que não são táxis, estacionados nesta rua cujo estacionamento é proibido.

A segunda é nas proximidades da Universidade Estadual do Ceará, localizada no bairro Serrinha, no centro geográfico da capital cearense. A avenida, neste trecho por conta do acesso à universidade, é relativamente largo no seu lado, sendo de duas faixas no outro sentido. Há um cruzamento sinalizado em que não é permitido fazer a curva que o carro de vermelho realizou - fechando uma faixa inteira do fluxo devido sua vontade. Na realidade, ele não dobrou à esquerda, ele fez retorno, o que é pior.

Essas duas demonstrações de exemplos do trânsito local - diante dos quais eu estive como motorista - indicam algumas questões para a discussão: temos carros demais para vias de menos; temos carros demais para transporte público de menos e, por fim, motoristas mal educados demais para um trânsito eficiente de menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário